24 A 28 DE JUNHO
Universidade Federal de Alfenas
CONTEÚDO DOS MINICURSOS
Abaixo, você pode conferir os minicursos que serão ofertados como parte do Curso de Inverno, assim como o laboratório responsável e a quantidade de vagas disponíveis por minicurso. Os participantes serão previamente selecionados e a comissão organizadora fará as inscrições dos alunos nos minicursos.
ATUALIZAÇÃO (17/06/2019): Para conferir a lista com o nome das pessoas selecionadas para participar dos minicuros ofertados no II Curso de Inverno de Fisiologia, clique aqui.
Laboratório de Fisiologia Translacional
Modelos experimentais para estudos comportamentais
Resumo: Este minicurso abordará testes comportamentais para avaliação de comportamento materno, testes envolvendo parâmetros de depressão e ansiedade, modelo de indução e avaliação do desenvolvimento do transtorno do estresse pós-traumático e ainda, será apresentado um modelo translacional para o estudo de sintomas semelhantes ao autismo.
20 VAGAS*
LABFEX
Modelos experimentais de dor e avaliação da nocicepção
Resumo: Serão abordados e discutidos diferentes modelos animais para estudo de dor, incluindo dor neuropática, inflamatória e pós-operatória, utilizados no LABFEX e técnicas de tratamento farmacológico e não farmacológico da nocicepção. O minicurso consistirá também na exposição dos equipamentos utilizados nas técnicas de avaliação do comportamento nociceptivo em modelos animais de dor.
20 VAGAS*
Laboratório de Fisioterapia Experimental (LABFEX)
Avaliação e quantificação de proteínas pela técnica do Western Blot
Resumo: O minicurso consistirá da abordagem passo a passo da técnica de Western Blot para a avaliação da expressão e quantificação de proteínas em tecidos orgânicos. Será também abordada a teoria relacionada com cada etapa da realização da técnica, assim como a interpretação dos resultados obtidos e o esclarecimento das situações experimentais em que o Western Blot pode ser empregado e as perguntas que pode responder.
20 VAGAS*
Laboratório de Fisiologia Respiratória
Técnicas de mecânica ventilatória e lavado broncoalveolar em modelos murinos
Resumo: A mecânica ventilatória avalia parâmetros que influenciam na respiração e que podem estar alterados em determinados modelos experimentais ou influenciados por determinados tratamentos. O ventilador mecânico (FlexiVent) possibilita medições da função pulmonar in vivo e permite que perturbações de volumes voluntários sejam aplicadas ao pulmão via traqueia, sendo capaz de quantificar a resistência das vias aéreas, resistência tecidual, histeresividade e elastância pulmonar. A após a nebulização de fármacos broncoativos, é possível detectar a ocorrência de hiper ou hipo-responsividade brônquica nos grupos experimentais. Além disso, a técnica de coleta e análise de lavado bronco-alveolar é utilizada para avaliar e quantificar a exsudação e os mediadores químicos envolvidos em uma resposta inflamatória no pulmão.
20 VAGAS*
* Os minicursos serão ofertados diariamente, com 5 vagas por dia, totalizando 20 vagas ao todo. O limite de 5 vagas por dia é devido à impossibilidade dos laboratórios de receber mais que 5 pessoas simultaneamente.